sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Preparando a mesa para as festas de fim de ano

Estilista recomenda utilizar os próprios artifícios com criatividade, porém os exageros devem ser evitados.



Preparar a mesa para os convidados também faz parte da festa de final de ano, sugere a Blue Gardenia, loja especializada em enxovais e presentes exclusivos. A empresária e bed stylist da marca, Mirian Gotfryd, diz que saber compor uma mesa é fundamental.

“Mesmo que você seja criativa e use os seus próprios artifícios, o básico é ter tudo organizado para que o seu convidado não se sinta atrapalhado ou constrangido”, explica, e dá algumas dicas.

“Um dos erros mais comuns é o excesso de talheres, quando, na verdade, só será servido o prato principal. Fique atenta, pois em uma mesa todos os talheres, copos e pratos devem ter sua função”.

Mirian recomenda só colocar na mesa as peças correspondentes ao que será servido. “Caso tenha pratinho para pão e faquinha de manteiga (ou patê), é porque será servido pão, patê ou manteiga. Quando estão disponíveis talheres de peixe espera-se que seja servido um prato de peixe”, diz.

O mesmo aplica-se às bebidas. “As taças de vinho branco ou tinto só têm sentido quando estas bebidas forem servidas. Se o espumante for servido fora da mesa, coloque estas taças em um aparador ou em bandejas”.

Guardanapos grandes (50 cm x 50 cm) são ideais para colo (dobrados ao meio) em jantares mais formais, caso contrário são aceitáveis os de tamanho 40 cm x 40 cm, ensina a bed stylist.

“Já o uso de pequenos guardanapos de coquetel é ideal para quando são servidos aperitivos e chás com bolinhos. Também é válido no caso da sobremesa servida fora da mesa. Uma dica especial é ter pequenos bowls com água e umas gotas de lavanda, limão ou pétalas de rosas para sinalizar quando algum prato do cardápio dispensa o uso de talheres, como a alcachofra, por exemplo”, recomenda Mirian, acrescentando que os bowls devem ser recolhidos após o uso.

“Ser anfitriã é mais simples do que parece. Basta agir com naturalidade e alegria. No final, o que mais vale na hora de receber é o capricho e o carinho”, conclui a bed stylist da Blue Gardenia, Mirian Gotfryd.
 

Fonte: Imovelweb

Postagens populares