sábado, 8 de dezembro de 2012

Muitos itens de lazer podem não significar condomínio mais caro

Número total de apartamentos que rateiam os custos contribui para a redução da taxa.

Quem busca um novo apartamento encontra lançamentos que oferecem bem mais que uma área de lazer comum. Os novos condomínios são verdadeiros clubes, com inúmeras opções de esportes, cultura, saúde, festas, entre outros. Tantas opções encantam crianças e adultos, mas podem ser motivo de cautela para quem tem medo de uma taxa de condomínio alta.

De fato, quanto maior for a necessidade de o prédio manter a conservação de seus elevadores, bombas, piscinas e quadras, maiores serão os gastos dos condôminos. É preciso observar, porém, que existem outros fatores que exercem maior influência no valor do condomínio, como o número total de apartamentos que rateiam os custos, a forma de contratação de pessoal, o número de funcionários, entre outros.

Para compensar o aumento dos gastos comuns devido aos inúmeros itens de lazer, os lançamentos imobiliários mais recentes têm investido em condomínios compostos por duas ou mais torres, o que contribui para a redução da taxa.

A inclusão de itens de lazer, assim como sua decoração e mobiliário já são computados no valor do imóvel. O que o proprietário paga através da taxa condominal são os gastos com consumo (gás, água e energia), funcionários e manutenção.

Cerca de 48% das despesas mensais corresponde ao custo com o pagamento de funcionários. Pagamento de contas, como luz, água e energia equivalem a cerca de 25% do valor do condomínio. Para gastos com contratos de longo prazo, como manutenção do elevador, entre outros, gasta-se, em média, 15% do valor pago. Os 20% restantes são destinados a despesas bancárias, pequenas compras, despesas gerais, manutenções e reformas.

Assim, para reduzir o valor do condomínio, algumas medidas podem ser adotadas:

- Campanhas para uso racional de água e de energia elétrica;

- Análise periódica de despesas, principalmente folha de pagamento;

- Implantação de programas de redução de despesas condominiais;

- Checagem de todas as manutenções preventivas;

- Gestão eficaz de combate à inadimplência;

- Participação efetiva do condômino no dia-a-dia do condomínio.

Fonte: Imovelweb

 

Postagens populares