domingo, 9 de dezembro de 2012

Como recuperar o jardim de sua casa

Se as plantas foram prejudicadas pelo clima instável do verão, mãos à obra! Veja o que fazer para reverter.

Neste período do ano, em que o sol está sempre se alternando com a chuva, as gramas e plantas crescem rapidamente. Por isso, é importante ficar atento ao seu jardim para que ele não pareça abandonado. Se você foi viajar e na volta encontrou o gramado nas alturas, é hora de por as mãos à obra. Afinal, um jardim descuidado é sinal de desleixo. Veja algumas soluções simples sugeridas pela Husqvarna para ajudar a recuperar as áreas verdes de sua casa:

Poda

Árvores – A alternância de chuvas fortes e raios solares, típicos do verão, pode danificar alguns galhos e até comprometer a estabilidade de uma árvore. Por isso, é preciso fazer podas de limpeza, ou seja, retirar os galhos mortos e colocar produtos de adubação. Se a estrutura da planta foi comprometida e existe o risco de tombamento, a única solução é a remoção da árvore.
 
Cercas-Vivas – As cercas vivas, que substituem portões e muros ao separar os espaços dentro de uma mesma residência ou condomínio, também precisam de cuidados especiais. Se elas secaram ou estão muito desproporcionais por causa do crescimento, o ideal é pedir ajuda aos podadores. Eles conseguem recuperar rapidamente o formato delas e, em pouco tempo, estarão lindas e verdes novamente.
 
Manutenção do jardim  
 
Trabalhos de corte, poda, mobilizações do solo, fertilizações de fundo e de cobertura são necessários para recuperar a vida e a beleza dos jardins. No caso dos gramados, o ideal é deixá-los na altura média de 2 a 5 cm. Para isso, prefira cortadores de grama que trabalhem de forma contínua, deixando a grama igualada. 
Você pode optar por cortadores que possuam as opções de reciclagem, de coleta e de descarte. Estes modelos permitem que a grama triturada seja devolvida ao solo funcionando como matéria orgânica.
 
Trabalhos manuais
 
Tenha sempre alguns utensílios simples, como tesouras e pás, para fazer os trabalhos manuais. Se você percebeu que alguns galhos da sua cerca-viva estão desproporcionais, facilmente você poderá igualá-los com uma tesoura. Da mesma forma, se encontrou as flores mortas, é só retirá-las. Além disso, o mercado o oferece inúmeros produtos de adubação. 
 
Fonte: Imovelweb

 

Postagens populares