sábado, 19 de novembro de 2011

Pequenos apartamentos, grandes projetos de decoração

Escolha adequada de mobiliário, acabamento, cor e iluminação evita que o ambiente pareça ainda menor.



 Por conta do alto valor do metro quadrado nas cidades, as pessoas acabam optando por moradias com espaços cada vez mais reduzidos. O problema desses apartamentos é que, depois de mobiliados e decorados, eles costumam parecer ainda menores, transmitindo uma desagradável sensação de falta de espaço.

Para que isso não aconteça, a arquiteta Vanessa Trad explica que é possível dar amplitude aos ambientes escolhendo corretamente o mobiliário, acabamento, cor e iluminação:

Móveis sob medida - A primeira dica é medir os cômodos e planejar a disposição dos móveis. A escolha do mobiliário deve ser criteriosa para não deixar o ambiente parecendo menor do que ele já é. Geralmente esse tipo de planta exige que os móveis sejam desenhados sob medida, para serem adaptados ao local. Opte por mobiliários pouco profundos, de preferência multifuncionais como pufs, que servem tanto de apoio lateral, quanto de lugares extras na sala. Lembre-se também que a quantidade de móveis deve ser a menor possível para haver um espaço bom de circulação.

Cores claras - A cor também influencia na amplitude de um cômodo. Pinte a maioria das paredes em tons claros e opte por tecidos neutros nos mobiliários maiores. As cores fortes podem estar nos objetos menores de decoração e em alguma parede isolada.

Piso uniforme - A escolha do piso também é muito importante; tábuas ou tacões podem ser colocados no sentido do comprimento, ajudando a alongar o ambiente. Além disso, utilize o mesmo piso para toda casa, para criar uma união entre os ambientes. Apenas mude nas áreas molhadas.

Espelhos - Outra dica é colocar espelhos em lugares estratégicos, aumentando a sensação de espaço. Eles dão continuidade e podem ser usados em qualquer cômodo da casa.

Iluminação quente - A iluminação também é um artifício super importante na decoração dos imóveis pequenos. Quando bem planejada, a iluminação pode dar a sensação de amplitude e aconchego. Utilize lâmpadas amareladas que são mais calorosas nos ambientes secos e as fluorescentes brancas nas áreas molhadas e de serviço. 

Fonte: Imovelweb

Postagens populares