terça-feira, 29 de novembro de 2011

Imóvel vem com manual e precisa de manutenção periódica

Manutenção é imprescindível para garantir o funcionamento das instalações e durabilidade da residência.



Casa é igual carro, precisa de manutenção e também vem com manual de uso. Toda pessoa que adquire uma casa ou um apartamento novo recebe o “manual do proprietário”, que é como um manual de instrução, com todos os detalhes, plantas e orientações para o bom uso do imóvel e convivência em condomínio, incluindo o prazo ideal de manutenção de diversos itens, como pintura, caixa de gordura, equipamentos de combate a incêndio etc. A desatenção às instruções pode causar grandes dores de cabeça.
Segundo Peterson Querino, diretor da Construtora Casa Mais, a manutenção é imprescindível para o bom funcionamento do imóvel e deve ser feita conforme o previsto no manual do proprietário. “Por isso, é tão importante o manual do cliente. Nele estão contidas todas as informações e os prazos que garantirão a conservação da residência”, explica.
O profissional cita alguns itens que precisam de manutenção periódica: “Deve-se limpar a caixa de gordura de três em três meses, retirando todo o material acumulado. Caso esse procedimento não seja executado, pode haver entupimentos. O equipamento de combate a incêndio merece atenção especial e deve ser inspecionado a cada ano. Essa vistoria é determinação do Corpo de Bombeiros e serve para verificar o funcionamento e a validade do extintor”.
Outro elemento que também precisa de manutenção é a pintura. Peterson ensina que a pintura deve ser retocada a cada dois anos. Além de manter a impermeabilidade das paredes externas, revitaliza a fachada valorizando ainda mais empreendimento. “Devido à ação do tempo, a pintura se desgasta e o revestimento é danificado”, ressalta. O diretor recomenda também a utilização de materiais de qualidade durante as obras de manutenção do imóvel.
Peterson salienta que quando a construtora mantém um rigoroso controle dos serviços executados, o acabamento é melhor, facilitando muitas manutenções. “Além disso, a satisfação e confiança do cliente são maiores”, pondera.
 
Fonte: Imovelweb

Postagens populares