sábado, 26 de novembro de 2011

O que considerar na hora de escolher o financiamento imobiliário

Primeiro passo antes de procurar é definir o negócio pretendido e avaliar a situação financeira.

Com o mercado de venda de imóveis novos e usados em expansão, os financiamentos passaram a ser mais requisitados. Os bancos oferecem muitas opções para diversas finalidades, seja compra ou construção de uma casa residencial ou sala comercial, reforma, refinanciamento, entre outras. Mas o que deve ser considerado na hora de escolher entre os diversos produtos? Para orientar os consumidores, a Sagace, consultoria de crédito imobiliário, sugere algumas dicas:

1- Defina o negócio pretendido e reveja sua situação financeira antes de procurar um financiamento: Quando pretende fazer o negócio? Quer comprar ou construir? Quanto dinheiro tem disponível para dar como entrada no financiamento? Qual renda tem disponível para pagar as prestações hoje e no futuro? Quando pretende quitar o financiamento? Não se esqueça dos outros custos envolvidos em um financiamento, como, por exemplo, impostos, mudança e reforma.

2- Na comparação do custo do financiamento, sempre foque no Custo Efetivo Total (CET) e não nas taxas de juros. O CET inclui não só os juros, mas também seguros, taxa mensal, e demais taxas cobradas pelos bancos. Muitas vezes o banco com a menor taxa não tem o menor CET. ?Quem não toma cuidado pode perder muito dinheiro ao longo dos anos, diz Raphael Rottgen, sócio-diretor da Sagace.

3- Avalie com cuidado suas necessidades. Talvez custo não seja o único critério importante na sua situação. Se tiver pressa para fechar o negócio, por exemplo, talvez prefira bancos com procedimentos com maior agilidade na finalização.

4- Verifique mais uma vez se o financiamento se enquadra na sua renda. O comprometimento máximo aceito pelos bancos para o pagamento das parcelas é de 30%, mas quanto menor o porcentual, mais fácil será arcar com a dívida mensalmente.

O processo de escolha e solicitação do financiamento imobiliário é complexo, mas quem segue algumas regras e dicas básicas pode ficar tranqüilo e focar na parte empolgante: conseguir os recursos para realizar o seu sonho, diz Rottgen.

Fonte: Imovelweb

Postagens populares