segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sala de estar multifuncional em ambientes pequenos

Quando o espaço é restrito, a saída é construir um ambiente que sirva para descansar, receber e ver TV



A sala de estar é o cartão de visita da residência. Em um projeto amplo, é possivel criar várias salas e dar a elas funções dististas ou temas de decoração diferenciados, mas se a residência é pequena, o local pode ser multifuncional e servir ao mesmo tempo como área de descano no fim de um dia cansativo, para assistir a um bom filme ou receber os amigos.
O empresário Fábio Izar, da Fort House, orienta que a primeira coisa a fazer é descobrir o estilo e escolher as cores. “Uma parede branca dá amplitude e é facilmente combinada com móveis e elementos diversos. Se quer cores na parede, escolha tons versáteis como castanhos, beges, pretos e tome cuidado para que móveis e objetos estejam em harmonia, sem excesso de cores, o que pode poluir o ambiente. É possível ainda pintar apenas uma das paredes, usar papel de parede ou colocar adesivos”.
Para facilitar a escolha do mobiliário, é útil partir de um estilo - minimalista, hi-tech, rústico, contemporâneo ou moderno. O ambiente deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço. Além da beleza, do design e da cor, a estrutura dos móveis precisa ser levada em consideração para que o ambiente seja confortável.
O sofá maior (de 3 ou mais lugares) não tem de ser igual aos sofás individuais, poltronas ou cadeiras. É possivel combiná-los também com pufes ou chaise-longues. Os enchimentos de espuma devem ser de alta resistência, para que não fiquem desfigurados em pouco tempo. O acabamento precisa ser de tecido resistente, fácil para manutenção.
As mesas, estantes e outros móveis devem ter tamanho adequado ao espaço, para não ficarem desproporcionais. É necessário cuidar para que o ambiente permita uma boa circulação das pessoas. As mesas não devem ser mais altas do que o assento do sofá, precisa ter um efeito horizontal linear.
Se for uma sala que precisará ter uma televisão, o móvel para o aparelho deve ser adquirido e pensado para todos os outros equipamentos hi-tech que lhe fazem companhia. Neste caso, pode-se ponderar um projeto em módulo definido, “Esses móveis valorizam e aproveitam melhor os espaços, não deixando áreas mal resolvidas, ou perdidas como se observa em projetos mais tradicionais, mas há também projetos com telas na parede, que nem aparentam ser uma televisão e aparelhos discretos”, diz Izar.
Para compor o ambiente, não pode faltar os tapetes, a iluminação, que cria o efeito desejado na sala de estar a qualquer hora do dia ou da noite, almofadas, mantas, cortinas ou painéis e objetos de decoração variados. Peças únicas e pessoais dão um toque diferenciado a sala de estar. Taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte, plantas, baús, entre outras dão personalidade ao ambiente, mas cuidado para não encher demais o espaço e deixá-lo sobrecarregado.

Fonte> Imovelweb

Postagens populares