sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Como deixar sua casa segura enquanto você viaja no carnaval

Confira os cuidados para manter o lar seguro e evitar possíveis dores de cabeça na hora de voltar pra casa.


O carnaval se aproxima e famílias inteiras arrumam suas malas para seguirem viagem e aproveitar os dias de feriado, mas é preciso atenção para não ter surpresas quando voltar. Por pequenos descuidos, a residência pode sofrer danos que vão desde roubos a vazamentos provocados por janelas mal fechadas, por exemplo. Confira alguns cuidados para manter o lar seguro e evitar possíveis dores de cabeça:
- Checar portas e janelas para garantir que estão bem fechadas;
- Fechar a saída de gás de fogões e aquecedores;
- Verificar torneiras e chuveiros para que não fiquem vazando. Se possível, melhor até fechar os registros;
- Desligar aparelhos eletrônicos que possam ficar fora da tomada, como televisores, ventiladores e outros;
- Se houver necessidade de regar plantas ou tratar de animais de estimação, deixar a chave com vizinho, parente ou amigo de confiança. Se morar em condomínio, é necessário deixar, por escrito, uma autorização para que a pessoa possa entrar no prédio;
- Desligar a campainha e o telefone;
- Não deixar a luz acesa o tempo todo. O ideal é instalar uma luz de vigia, que acende apenas quando está escuro;
- Se morar em casa, pedir para que alguém faça visitas periódicas para limpar a fachada e retirar jornais e correspondências, que além de sinalizarem que a casa está vazia, podem fornecer informações sobre o morador.
"Alguns cuidados parecem óbvios, mas como são muitas áreas da casa, às vezes, as pessoas esquecem de olhar todos os locais", diz Geraldo Victor, gerente geral de condomínios da APSA.
Outra forma de evitar possíveis transtornos é selecionar as pessoas certas para avisar que estará de viagem. "Comunicar na portaria é muito importante, inclusive para deixar com o síndico os contatos de parentes ou amigos próximos que possam ser contatados em casos de urgência", diz ele.
O retorno ao lar também deve ser levado em consideração. “Quem volta de viagem está cansado. É sempre bom encontrar uma casa limpa e arejada, pronta para nos receber. Por isso, tente refrescar o ambiente, deixando os basculantes, que são inofensivos, abertos”, finaliza.
Fonte: Imovelweb

Postagens populares