quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Como comprar apartamento na planta sem correr riscos

Com a ampliação do crédito imobiliário ficou mais fácil realizar o sonho da casa própria



Opções como comprar apartamento na planta são bem atrativas – embora esse tipo de negócio também gere dúvidas. Para ajudar você a tomar uma decisão bem planejada, confira algumas dicas e cuidados sobre o financiamento de apartamento na planta.

A aquisição de um apartamento ainda na planta tem suas particularidades. A mais óbvia é que você terá que aguardar a conclusão das obras para se mudar e isso pode ser um problema para quem tem pressa. Por outro lado, você terá mais flexibilidade para pagar a entrada do imóvel, já que poderá quitar este valor ao longo do período da construção. Além disso, terá a garantia de que o imóvel foi idealizado para atender as necessidades atuais de um morador e toda a sua estrutura e instalações serão novas.

Como funciona o processo

No geral, o processo da compra de apartamento na planta funciona assim:

❶ Você pesquisa por projetos e analisa as opções;

❷ Escolhe o que é mais adequado para suas condições e requisitos;

❸ Entra em contato com a incorporadora (isso pode ser feito por meio do site da empresa, uma visita ao showroom do empreendimento, entre outros) e acerta métodos de pagamento (geralmente há uma entrada, parcelas durante o período de construção e uma quantia a ser quitada);

❹ Então, é fechado o negócio.

Depois de concluída a obra, o restante do valor que precisa ser pago pelo apartamento pode ser financiado através de um banco.

Como comprar apartamento na planta sem correr riscos

É preciso cuidado e atenção durante todo esse processo. Primeiro, antes mesmo de procurar por apartamentos, é fundamental saber o quanto você pode investir.

O ideal é que as prestações do seu futuro apartamento não superem a porcentagem de 30% do seu rendimento mensal. Além disso, faça uma pré-avaliação com o banco de sua escolha para ter certeza de que, quando a hora chegar, você poderá realizar o financiamento do valor restante do imóvel (o chamado saldo devedor). Confira mais informações sobre o que é necessário para financiar seu apartamento.

É muito aconselhável fazer uma pequena “investigação” sobre a empresa responsável pela obra. Procure informações sobre empreendimentos passados, pesquise a reputação da construtora e se oferece serviços importantes, como atendimento pós-venda.

Outro ponto que merece atenção: o contrato. É essencial ler com atenção o contrato da construtora antes de assiná-lo. Nele estão especificados não apenas questões legais – como multas contratuais, valor dos juros sobre parcelas e saldo devedor, tempo de duração da obra etc. – mas também as características físicas do seu futuro lar.

Certifique-se de que tudo que foi oferecido a você (como material usado, tamanho dos cômodos, disposição dos ambientes) esteja realmente no contrato. E peça para um advogado de confiança avaliar a papelada.

Esse post foi uma colaboração do Guilherme Not da Tibério Construtora.

Fonte texto e fotos: Construtora Tibério

Postagens populares