terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Varanda gourmet vira hit dos lançamentos

Em grandes empreendimentos, há terraços com mais de 40 metros quadrados

Antes restrita aos apartamentos de alto padrão, a varanda gourmet se popularizou e virou hit dos lançamentos também em imóveis menores e mais baratos.

Nos empreendimentos mais luxuosos, há terraços com mais de 40 metros quadrados de área, onde cabem cadeiras, mesas, churrasqueiras e fornos. Outros, porém, podem ser bem menores e ter cerca de seis metros quadrados.

Para quem gosta de receber amigos e preparar churrasco, por exemplo, o apelo de uma varanda gourmet é grande. É uma forma de contar com toda a infraestrutura da casa e estar em um lugar reservado --diferentemente do clima do salão de festas do prédio.

Mas, com o tempo, a empolgação tende a passar, e a varanda gourmet se torna mais do que uma "cozinha no terraço". "Os novos moradores costumam utilizá-la para festas, para mostrá-la aos amigos. Depois, o terraço vira um espaço multiúso, para leitura e descanso, por exemplo", diz o arquiteto Gláucio Gonçalves, presidente do escritório EB-A (Espaço Brasileiro de Arquitetura).

Mas um apartamento com terraço maior pode ter cômodos menores e desagradar a quem busca um imóvel à moda antiga (mais amplo), como é o caso do bacharel em direito Claudio Endriukaitis, 56, de Santo André. Ele procura um apartamento para o filho e diz descartar opções com varanda gourmet, "um luxo pouco útil e que encarece o imóvel".

Para o professor universitário Rogério Gentil Bellot, 40, no entanto, a área da sacada é imprescindível. "É uma forma de quebrar a sensação de isolamento do apartamento. É como morar em uma casa", diz.








 Fonte: Folha Online (Por: Daniel Vasques)

 

 

Postagens populares