sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Energia da casa renovada para receber o ano novo

Especialista em Feng Shui ensina como utilizar as cores dentro de casa para atrair energias específicas.

No final do ano muitas pessoas programam reformas nas residências, seja para receber os convidados no Natal ou para começar o ano “de casa nova”. As mudanças podem ser sutis ou radicais: trocar quadros de lugar; renovar as fotos dos porta-retratos; modificar a arrumação dos móveis, trocar uma poltrona de lugar; pintar paredes que necessitem de uma nova mão de tinta, escolher uma parede para ganhar uma nova cor ou renovar as plantas do interior da casa.

Uma maneira simples de mudar o visual dos ambientes é trocar as cores das paredes ou dos acessórios predominantes. A arquiteta e especialista em Feng Shui Helen Spalter lembra que as cores têm o poder de modificar o ambiente, tanto no plano físico, quanto no energético, afetando a disposição, as atitudes e o sentimento das pessoas. Algumas cores, por exemplo, têm apelo universal, como é o caso das cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e tendem a deixar as pessoas mais alegres.

“O uso de uma ou mais cores em um ambiente pode alterar a comunicação, as atitudes e até mesmo a aparência das pessoas. Dependendo da cor escolhida para um ambiente, este poderá deprimir as pessoas, ou acalmar, reduzir o estresse e a violência ou então animar”, ensina Helen.

Antes de decidir com que cor você quer que sua casa comece o ano novo, saiba mais sobre o significado de algumas delas e suas matrizes, de acordo com o Feng Shui:

Vermelho: felicidade, calor do fogo, força e fama; é a fonte da energia do Universo;
Púrpura: inspira respeito e traz mais prosperidade do que o vermelho – já que está associada; a alta nobreza, ao indivíduo poderoso, rico e afortunado;
Amarelo: representa poder, dá senso de tolerância, paciência e sabedoria obtida em experiências passadas;
Verde: representa tranqüilidade, esperança e frescor. Indica também saúde;
Azul: simboliza novo crescimento e esperança;
Azul Esverdeado: simboliza os anos da juventude;
Preto: dá a sensação de profundidade;
Cinza: mostra equilíbrio e traz a solução de conflitos;
Marrom: traz estabilidade e a sensação de passagem do tempo;
Castanho-amarelado: novas possibilidades;
Laranja: traz felicidade e poder;
Rosa: representa o amor, a felicidade e o romance;
Branco: indica higiene, limpeza e luminosidade;
Salmão: não é recomendado para nenhuma utilização, já que destrói relacionamentos, traz mágoas e brigas.

Fonte: Imovelweb

 

 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Paisagismo leva natureza às varandas de pequenos apartamentos

A receita é simples. Basta escolher as espécies ideais e conhecer os cuidados para mantè-las saudáveis

 Grande parte da população vive em apartamentos, mas isso não significa que seja impossível para estas pessoas terem em suas residências um canto agradável para relaxar em meio a plantas e flores.

Para produzir e manter uma varanda com plantas, os paisagistas Alexandre Braga e Maier Gilbert, da Maier & Ale Paisagismo, ressaltam a importância da escolha das espécies. ?Em primeiro lugar, deve-se levar em conta as que tenham folhas mais grossas e resistentes ao vento, pois, devido à altura, plantas colocadas em varandas são mais suscetíveis à forte ação do vento?, explicam.

Segundo eles, existem algumas espécies que são peças-chave na composição de um terraço, pois suportam bem suas intempéries. São elas: pleomeli, léia-rubra, palmeira fênix, beocarnia, dracena arbórea, beaucarnea, clúsia e cyca revoluta.

Também é necessário prestar atenção na insolação do local. Cada planta exige uma incidência específica - umas se adaptam melhor a locais de meia sombra, outras exigem sombra completa e há ainda aquelas que se desenvolvem melhor em locais com bastante sol.

O tamanho dos vasos é outro fator a ser considerado. Para não prejudicar o desenvolvimento da planta, os vasos precisam ter capacidade para suportar o desenvolvimento das raízes. Os paisagistas aconselham fazer uma composição de tamanhos de vasos para dar volume a formar massa verde na área e dar um bom toque ornamental.

Por cima da terra, Maier e Alexandre recomendam colocar pedras brancas, palha, casca de árvore e cinza para irrigação.

Para garantir que as plantas cresçam saudáveis e tenham longevidade, os paisagistas dizem que não se pode esquecer as regas, a adubagem e o combate às pragas.

Se o terraço tiver um tamanho um pouco maior, havendo espaço, pode ser colocado um banco, namoradeira ou mesinha, que garante que a área externa possa ser mais bem desfrutada pelos moradores e suas visitas?, acrescentam.

Fonte: Imovelweb

Postagens populares