terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A casa que aterrissou no paraíso

Caixa branca se equilibra em penhasco à beira-mar


De alguns projetos de Oscar Niemeyer (e de muitos dos seus seguidores) dizia-se que pareciam espaçonaves aterrissadas no planeta, vindas de algum ponto distante do cosmo. 

A mesma observação não soaria descabida se feita a esta casa em Calpe, na costa leste da Espanha, projetada pelo escritório Fran Silvestre Arquitectos.

Não pelas curvas espetaculares do mestre carioca, que daqui passaram longe, mas pelo absoluto contraste estabelecido entre o branco retilíneo da morada e as formas orgânicas da exuberante natureza ao redor.

Posicionada em um penhasco à beira do Mediterrâneo, com vista estonteante, a construção até tenta seguir o contorno natural da colina - não se sustentaria ali se o desenho não o fizesse -, mas seu encanto reside justamente no fato de parecer flutuar no ar.

Como se fosse uma caverna isolada em meio à natureza, a casa possui estrutura de lajes de concreto armado que permite uma boa adaptação à topografia do terreno, evitando que ele tivesse de ser mexido.

A varanda é uma atração à parte. Com 18 m, proporciona uma gostosa sensação de infinito, culpa também do mar que se descortina dali.

O acabamento básico, branco geral, empresta um ar minimalista à residência. Nos interiores, as salas de estar e quartos ficam no piso superior, onde a vista panorâmica para o oceano é ainda mais bonita, devido à fachada envidraçada. 

Há também uma escada externa que conecta os espaços e dá acesso direto aos dormitórios, terraço e piscina de borda infinita no térreo, em uma área plana que parece, ali sim, se integrar à paisagem.

Em matéria de decoração, a casa não tem nada, mantém o estilo minimalista e homogêneo da fachada. Além da iluminação cênica dentro e fora da morada, poucos móveis ditam o tom - o que importa é o lado de fora.

“Sempre tentamos projetar um imóvel de acordo com os hábitos dos futuros moradores. Por isso, promovemos um diálogo entre a identidade dos habitantes e sua residência, proporcionando também conforto e utilidade, além de examinar os conflitos e alegrias dos atos diários da vida humana”, explicam os arquitetos.





Fonte: Casa Vogue


Novela "Salve Jorge" traz ideias de decoração turca para casa

A cultura do país pode inspirar a decoração de vários ambientes do lar


A cultura turca invadiu as telas com a nova novela das nove,“Salve Jorge”. As gravações no país turco aconteceram em Istambul, a maior cidade da Turquia e também na região da Capadócia. O país, que une tradição e modernidade, é palco de grandes inspirações para sua casa.

A originalidade da cultura turca é impressionante. Os objetos são ricos nos detalhes. Que tal decorar sua casa no estilo da Turquia? Separamos algumas peças que podem fazer toda a diferença em qualquer cantinho:

Petisqueiras
Ideais para servir salgadinhos, queijos, patês e molhos, este é um item que vai impressionar seus amigos. Bem colorida e detalhada, a peça é dividida em várias tigelas e quando unidas forma uma estrela arredondada.

Lenços
Aquele lenço que está na gaveta pode ir para o sofá. Cobrir os móveis da sala é uma característica muito forte da cultura turca e não importa se alguns são lisos ou de cor única. Procure mesclar com os geométricos para cobrir sofás, mesas e também servir como toalhinhas para os objetos de decoração da estante.

Azulejos
Que tal fazer uma reforma em seu banheiro? Os turcos interpretam a hora do banho como algo muito especial. Escolha a sua cor predileta nos azulejos lisos e busque outros serigrafados para traçar uma linha ou fazer um rodapé no ambiente.

Tapetes
A Turquia é  famosa pela confecção e a utilização de tapetes como objeto de decoração. Use tapetes não só no chão da sala: espalhe-os pelos quartos, cozinha, corredor e também pelas paredes. Invista naquela parede branca e coloque um tapete de cores fortes e com formas geométricas.


Fonte: Site Pop


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Saiba o que observar para amortizar o financiamento imobiliário

Quanto maior o valor da entrada, menor a taxa de juro cobrada

A concorrência bancária começa a chegar aos financiamentos imobiliários. Essas operações, que já chegaram a ter taxas acima de 12%, hoje podem ser encontradas a um custo efetivo total de 7,9%. Por isso, nada de fechar uma operação com o primeiro agente financeiro. Também nesta seara é preciso pesquisar.

Na verdade, contratar um financiamento imobiliário exige paciência para muita pesquisa. Pois, como são operações de longo prazo, qualquer diferença no custo provoca um impacto significativo na renda das famílias.

Cada caso é um caso, mas há regras gerais que podem auxiliar na escolha do melhor modelo para você. Por exemplo, em mais de 90% dos casos, os financiamentos atuais são feitos pelo Sistema de Amortização Constante (SAC) e não pela Tabela Price.

Isso porque, na tabela price você paga prestações menores no início do financiamento, mas elas não amortizam o saldo devedor. Esta amortização só terá início a partir da metade do prazo do financiamento.

Segundo consultores financeiros, para entrar num financiamento imobiliário com mais segurança é necessário observar o valor da entrada. O melhor, segundo eles, é financiar apenas 50%, ou seja, ter pelo menos a metade do valor do imóvel como entrada. Mas a média no mercado é de operações com entradas que variam de 30 a 40% do valor do imóvel.

Quanto maior o valor da entrada, menor a taxa de juro cobrada porque o “risco” de o tomador do empréstimo não conseguir honrar a dívida é menor.

Mas essas são regras gerais, é claro que há condições específicas que devem ser avaliadas. Por exemplo, se você não tem filhos, não tem dívidas e nenhuma obrigação financeira pode sim entrar num financiamento com um valor bem menor de entrada. Afinal, sua renda disponível é maior do que uma família com crianças e que tenha outros endividamentos como automóveis.

O casal Lucas e Ludmila, de Salvador, quer amortizar a dívida, mas eles têm dúvidas se fazem abatendo no valor das prestações ou no prazo do financiamento.

A regra diz que quanto menor o prazo, menos juros você paga. Mas é necessário avaliar caso a caso. A prestação do financiamento de Lucas e Ludmila está consumindo uma parcela muito alta da renda da família. Neste caso, reduzir o valor da parcela passa a ter um peso importante na hora da decisão.

Para saber como amortizar o seu financiamento imobiliário, você deverá levar em conta as seguintes variáveis:

- Taxa de juro embutida;
- Prazo restante do financiamento;
- Sua idade (ela influencia no preço do seguro);
- Sistema de amortização;
- Saldo devedor.

Fonte: Jornal da Globo (por Mara Luquet)

 

O número da sua casa dá sorte ou azar?

Aprenda como calcular o valor numerológico da sua casa e o que fazer para reverter influências negativas.

A numerologia é uma ciência que estuda o significado oculto dos números e sua influência na vida cotidiana. Alguns numerólogos acreditam que os números sejam a razão para certos imóveis comerciais, por exemplo, nunca darem certo - e realmente existem alguns pontos em que, seja qual for o negócio que se instale, sempre dura pouco. Para os especialistas, isso acontece não porque o ponto seja ruim, mas por conta de uma combinação numérica que atrai "má sorte".
 
Seguindo esse princípio, o número da casa e do apartamento em que moramos também é capaz de transmitir energias que podem agir positiva ou negativamente em nossas vidas. A numeróloga Maria Orlanda Furlanetto explica que "um número desfavorável atrai para seus moradores muitas dificuldades e lutas para alcançarem seus objetivos". Para ela, um bom número diminui os riscos de assaltos, acidentes, problemas de saúde e até mesmo desentendimentos entre os moradores, contribuindo para uma boa vida familiar.
 
Quer garantir bons fluidos para a vida doméstica? Então aprenda como calcular o valor numerológico da sua casa e, em seguida, entenda o que cada número significa e o que fazer para reverter eventuais influências negativas, de acordo com as orientações dos numerólogos Nelson Neraiel e Aparecida Liberato.

 
Calcule o valor numerológico da sua casa
 
Para calcular o valor numerológico de seu endereço, você precisa somar todos os números da residência até restar apenas um dígito. Por exemplo:
 
Edifício 1234, apartamento 404 
1234 + 404 = 1638 = 1 + 6 + 3 + 8 = 18 = 1 + 8 = 9 

 
A influência de cada número na casa
 
Casa 1
Ideal para as pessoas independentes, com atividades criativas e originais, como, por exemplo, artistas e pessoas que necessitam ser populares em algum grau. Muitas vezes essas características poderão ser descobertas e ou intensificadas nessa residência.
 
Dica: esta energia potencializa a capacidade de liderança, mas pode favorecer o individualismo e o distanciamento entre as pessoas. Para que isso não ocorra, tenha flores vermelhas espalhadas pela casa. Também dê preferência para a luz solar, deixando as janelas abertas.
 
Casa 2
Ideal para pessoas que gostam de viver de maneira tranquila e com simplicidade. Esse número promove também um relacionamento harmônico com os vizinhos, amigos e entre os próprios moradores. Favorável a pessoas que tenham sociedade e uma vida doméstica.
 
Dica: a vibração desta casa pode gerar lentidão para as coisas acontecerem. O ideal é ter almofadas coloridas para estimular o aconchego e vasos com margaridas ou girassóis, pois essas flores iluminam o ambiente.
 
Casa 3
A alegria estará presente nessa casa. Muitas vezes será um bom lugar para receber amigos socialmente, mas é preciso ter cuidado para que seus ocupantes não gastem demais em prazeres e luxos. Talento e criatividade encontrarão aí um bom solo para se desenvolver.
 
Dica: o número 3 contribui para que haja falta de concentração e uma certa displicência com dinheiro. Aposte no amarelo e nos incensos com essência de jasmim e também limão para trazer harmonia.
 
Casa 4
Ótima para pessoas práticas, honestas e que não tenham medo do trabalho. Os moradores serão respeitados e bem vistos na comunidade.
 
Dica: esta energia pode trazer limitações e muitos obstáculos. Embeleze o ambiente com orquídeas e dê passagem para as boas vibrações usando plantas naturais e objetos de decoração em tons de verde.
 
Casa 5
Essa será uma casa para as pessoas que apreciam a movimentação e muitas visitas. As pessoas que residem em uma casa 5, não são muito caseiras e estão sempre em movimento. Ótima para festas e reuniões.
 
Dica: esta energia favorece a criatividade e a versatilidade, porém pode trazer instabilidades e mudanças inesperadas. Diversos tons de azul atraem paz. Essa cor pode ser usada em detalhes decorativos, como almofadas. Deixe o ambiente mais leve com lírios.
 
Casa 6
A vida em família será muito rica e prazerosa, e essa casa trará muito boas vibrações. Mais do que simplesmente um dormitório, existe a possibilidade de que essa casa seja verdadeiramente um Lar.
 
Dica: prefira rosas e dálias para atrair boas energias. Crie um clima romântico com objetos variados em tons de azul, pois essa cor proporciona descanso físico e mental, e ajuda a relaxar e aliviar o estresse do dia a dia.
 
Casa 7
É uma ótima casa para os pensadores e estudiosos, assim como para os pesquisadores. Trará também tranquilidade e repouso aos seus ocupantes. Bom lugar para cursos e escolas. Não é adequada para festas e outras diversões do mesmo gênero.
 
Dica: este número pode gerar o distanciamento entre os seus moradores. Para tornar o ambiente mais agradável e iluminado, faça com que o máximo de luz solar preencha todos os espaços da sua casa. Também vale a pena usar velas com essência de jasmim ou verbena, que enchem a sua casa de energia positiva. Aposte em objetos de cor violeta na decoração.
 
Casa 8
Uma aura de importância e sucesso envolverão essa casa. Ótima para escritórios de empresas e financeiras. Bom julgamento e eficiência serão necessários aos seus ocupantes. Essa não é uma casa essencialmente doméstica, mas sim uma casa que chama atenção sobre seus ocupantes e faz com que sejam importantes aos olhos dos outros.
 
Dica: a energia favorece a ambição e pode potencializar o autoritarismo dos moradores. É bom manter as janelas sempre abertas para receber luz solar e da lua, acender incensos e velas com essência de violeta e sândalo para proteção e usar a cor marrom na decoração para aumentar sua disposição.
 
Casa 9
A casa com esse número tem como característica parecer como que um porto seguro para as pessoas com problemas ou dificuldades e por certo atrairá pessoas com essas características. Adequada a postos de saúde, clínicas, hospitais e organizações de cunho social.
 
Dica: o número nove traz falta de privacidade e contribui para aumentar a emotividade. Enfeites dourados para boas energias, flores gerânio e violeta para equilibrar o astral e a cor rosa para encher de energia de amor a casa são essenciais.
 
Fonte: Imovelweb

 

Governo quer elevar limite do FGTS para compra de imóveis

Teto poderá aumentar de R$ 500 mil para R$ 750 mil, diz jornal

 O limite do valor de compra de imóvel usando o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) poderá subir de R$ 500 mil para R$ 750 mil.

Segundo apurou o jornal Folha de S. Paulo, o Governo planeja elevar o teto para estimular a economia, mas a decisão ainda depende do aval da presidente Dilma Rousseff.

A medida já teria a "simpatia" do ministro da Fazenda, Guido Mantega e seria válida apenas em grandes capitais, como São Paulo, Rio e Brasília, onde o preço dos imóveis subiu muito nos últimos anos.

Um parecer da Caixa Econômica Federal (que faz a gestão do FGTS) enviado ao Ministério da Fazenda estimou que só 0,2% dos cotistas atuais se enquadrariam na faixa de renda compatível com imóveis nesta faixa de preço.

 Fonte: InfoMoney (Por: Heraldo Marqueti Soares)

Uma super reforma lá em casa

Repaginei a minha casa e passei o fim de semana seguinte sem colocar os pés na rua


 Por Graziella Labate*

 Novembro e dezembro são meses de renovar as energias para o novo ano que se aproxima e de preparar a casa para celebrar, receber ou simplesmente relaxar. Foi nesse clima que convidei a equipe do Voila Decor, empresa de decoração sob medida, para promover um extreme makeover no meu apartamento.

Conheci o Voila enquanto selecionava parceiros na área de decoração para um projeto que a Graziella dos Imóveis pretende lançar em 2013. Acabei me sentindo tentada a provar o serviço de decor express oferecido pela equipe.

Após minucioso diagnóstico de o porquê meu apartamento não estava confortável nem acolhedor, em um mês o projeto de decoração e organização completamente pensado no meu bem-estar e aproveitamento do espaço foi realizado. E tenho que dizer que passei o fim de semana após receber o novo espaço decorado sem colocar os pés pra fora de casa. Queria curtir cada detalhe.

A decoração foi repaginada, luminárias trazidas de viagens e quadros queridos finalmente foram instalados, cantinhos esquecidos ganharam nova vocação.

Uma pequena parte do resultado você confere nas fotos a seguir, como a romântica cama feita com madeira de reflorestamento e cabeceira de capitonê confeccionada com tecido de cortina trazida de uma viagem à França. Além de novo espaço para roupas e sapatos e um mini-escritório feito sob medida para me acolher nos fins de semana, quando me dedico à minha outra paixão: achar lares para cães abandonados.




 *Graziella Labate é psicóloga por formação e o destino a guiou para o mercado imobiliário. Sócia-proprietária da Graziella dos Imóveis, uma imobiliária boutique nos Jardins, em São Paulo, ela adora decoração e tudo que envolve esse mundo do mercado imobiliário.

 

domingo, 9 de dezembro de 2012

Sofá vira beliche e tem design diferenciado

O item acompanha tendência de imóveis compactos

Pensando na estrutura compacta das moradias modernas, os sofás ganharam design arrojado e flexível para corresponder às exigências tanto de espaço quanto de estética dos imóveis.








Fonte: Imovelweb

 

Portugal vende mil imóveis no Brasil para driblar crise europeia

As casas e apartamentos oferecidos têm valores entre 150 mil e 2 milhões de euros

O Rio vai sediar a primeira feira de imóveis de Portugal no exterior. De 6 a 9 de dezembro, empresas do setor vão transferir-se para o centenário Palácio São Clemente – sede do consulado geral português –, na Rua São Clemente, 424, Botafogo.

 Cerca de mil casas e apartamentos, com valores entre 150 mil e 2 milhões de euros, serão oferecidos em Lisboa e outras localidades nobres, como o Minho, Algarve, Porto, Torres Vedras, Aveiro, Tróia, Sintra, Cascais, Estoril e as praias de Obidos.

A MIP 2012 – 1.ª Mostra do Imobiliário de Portugal pretende estimular o mercado de imóveis no país, afetado duramente pela crise europeia.

Representantes do governo português e advogados farão palestra sobre as facilidades da nova legislação, que garantem o visto de residência a investidores qualificados.

Após a abertura, do dia 6 em diante, o evento funcionará das 11 as 21h. A forte recessão econômica obrigou Portugal a adotar medidas que facilitam iniciativas deste tipo.

Em outubro, o Governo aprovou no parlamento a concessão de vistos de residência a investidores qualificados, dispostos a aplicar, no mínimo, 500 mil euros, em imóveis no país, em verdadeira ofensiva para atrair milionários brasileiros, chineses, russos e angolanos.

Esta lei prevê a concessão de vistos também a estrangeiros que investirem, pelo menos, um milhão de euros no mercado financeiro ou, ainda, um negócio que gere um mínimo de 30 empregos.

Promotor do evento, o brasileiro Arnaldo Grossman, presidente da Consultan, uma das maiores imobiliárias de Portugal, acredita no sucesso da iniciativa devido à atraente qualidade de vida do país e a acentuada queda nos preços em decorrência da depressão econômica por que passa o país e boa parte da Europa.

– Portugal é um novo destino de investimento dos brasileiros. Nesse momento, o país tem um conjunto de imóveis de excelente nível, com preços atraentes, qualidade de vida, segurança, clima agradável, culinária magnífica, proximidade cultural e um povo extremamente acolhedor – afirma Grossman.

Ele avalia ser este “um ótimo momento” para que os brasileiros, que viajam regularmente ao exterior e aplicam dinheiro em imóveis, invistam em Portugal.

“Os imóveis estão baratos”, mostra o empresário, radicado há mais de 20 anos no país e que também deseja atrair para a MIP 2012 a comunidade luso-brasileira, que só no Rio de Janeiro, é estimada em 600 mil pessoas (incluindo descendentes de terceira geração).

A feira conta com o apoio da Sapiens Exclusive, Consultan, Câmara Portuguesa de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e WL Partners. Integra, também, as iniciativas culturais e empresariais do Ano de Portugal no Brasil, que vai de 7 de setembro de 2012, Dia da Independência do Brasil, até 10 de junho de 2013, Dia Nacional de Portugal.

Fonte: IG ecônomia

 

Casa do filme Crepúsculo está à venda por $ 2.998 milhões

Imóvel usado nas filmagens do longa mais popular do momento está no mercado imobiliário da vida real

 Até mesmo vampiros da ficção foram atingidos pelo mercado imobiliário. A casa da família Cullen, da saga Crepúsculo está à venda por $ 2.998 milhões.
A mansão, frequentada pelo já galã Robert Pattinson, fica em Vancouver e foi cenário em muitos momentos do segundo filme da saga, Lua Nova.


Fonte: Imovelweb

 

Como recuperar o jardim de sua casa

Se as plantas foram prejudicadas pelo clima instável do verão, mãos à obra! Veja o que fazer para reverter.

Neste período do ano, em que o sol está sempre se alternando com a chuva, as gramas e plantas crescem rapidamente. Por isso, é importante ficar atento ao seu jardim para que ele não pareça abandonado. Se você foi viajar e na volta encontrou o gramado nas alturas, é hora de por as mãos à obra. Afinal, um jardim descuidado é sinal de desleixo. Veja algumas soluções simples sugeridas pela Husqvarna para ajudar a recuperar as áreas verdes de sua casa:

Poda

Árvores – A alternância de chuvas fortes e raios solares, típicos do verão, pode danificar alguns galhos e até comprometer a estabilidade de uma árvore. Por isso, é preciso fazer podas de limpeza, ou seja, retirar os galhos mortos e colocar produtos de adubação. Se a estrutura da planta foi comprometida e existe o risco de tombamento, a única solução é a remoção da árvore.
 
Cercas-Vivas – As cercas vivas, que substituem portões e muros ao separar os espaços dentro de uma mesma residência ou condomínio, também precisam de cuidados especiais. Se elas secaram ou estão muito desproporcionais por causa do crescimento, o ideal é pedir ajuda aos podadores. Eles conseguem recuperar rapidamente o formato delas e, em pouco tempo, estarão lindas e verdes novamente.
 
Manutenção do jardim  
 
Trabalhos de corte, poda, mobilizações do solo, fertilizações de fundo e de cobertura são necessários para recuperar a vida e a beleza dos jardins. No caso dos gramados, o ideal é deixá-los na altura média de 2 a 5 cm. Para isso, prefira cortadores de grama que trabalhem de forma contínua, deixando a grama igualada. 
Você pode optar por cortadores que possuam as opções de reciclagem, de coleta e de descarte. Estes modelos permitem que a grama triturada seja devolvida ao solo funcionando como matéria orgânica.
 
Trabalhos manuais
 
Tenha sempre alguns utensílios simples, como tesouras e pás, para fazer os trabalhos manuais. Se você percebeu que alguns galhos da sua cerca-viva estão desproporcionais, facilmente você poderá igualá-los com uma tesoura. Da mesma forma, se encontrou as flores mortas, é só retirá-las. Além disso, o mercado o oferece inúmeros produtos de adubação. 
 
Fonte: Imovelweb

 

sábado, 8 de dezembro de 2012

Fim de ano pode ser boa época para comprar imóvel.

Construtoras podem oferecer descontos ou melhores condições para baixar estoques e fechar bem o ano

 
Este final de ano pode ser um bom momento para quem já vinha procurando imóveis. Além da desaceleração da alta dos preços no mercado imobiliário, algumas construtoras oferecem descontos ou melhores condições de negociação neste período, de olho no maior poder de compra dos consumidores, que recebem o 13º salário, e na redução dos estoques para alcançar um bom fechamento anual.

Como a adoção de uma estratégia mais agressiva de vendas depende da condição de cada construtora, e não apenas do fator sazonal, a orientação é aproveitar boas oportunidades se a intenção já era comprar um imóvel, mas não encarar o momento como uma chance única de conseguir bons preços na compra do imóvel.

Segundo especialistas, o cenário é propício para que algumas oportunidades surjam principalmente entre as construtoras que possuem capital aberto, uma vez que, com as ações negociadas em Bolsa, elas precisam alcançar certas metas e mostrar bons resultados aos acionistas nos balanços trimestrais.

Para isso, algumas delas buscam oferecer promoções para reduzir seus estoques e aumentar o fluxo de caixa. “Algumas empresas fazem promoções ostensivamente, anunciam descontos, mas outras acabam apenas oferecendo melhores condições nos plantões de vendas”, explica o professor titular de real estate da Escola Politécnica da USP, João da Rocha Lima. Algumas boas ofertas, como ele acrescenta, podem não estar estampadas em anúncios, mas sim aparecer durante o momento da transação ou da negociação.

Luiz Fernando Gambi, diretor de comercialização e marketing do Secovi-SP, complementa que muitas empresas acabam trabalhando seus descontos de forma mais "banal", sem grandes alardes. “Muitas empresas, quando querem incentivar as vendas, comunicam aos seus canais de venda que estão flexibilizando sua tabela de desconto. Elas avisam aos vendedores que se antes eles poderiam dar descontos de 2%, agora podem trabalhar com 3%”, diz.

Marcelo Dzik, diretor de incorporação da construtora Even, afirma que o final de ano é um momento em que a construtora busca aproveitar a maior disponibilidade de renda dos consumidores por causa do décimo terceiro e também a maior intenção de compra de algumas pessoas que pretendiam comprar seu imóvel em 2012, mas ainda não o fizeram. Mas, ele explica que as oportunidades são muito mais condicionadas à necessidade de desovar unidades em estoque em um determinado momento, ou ao tipo de produto oferecido do que ao encerramento do ano.

Para encontrar maiores descontos nesta época, uma dica dos especialistas é partir do comprador a oferta de melhores opções de pagamento. Oferecer uma entrada maior, por exemplo, é algo que pode gerar descontos durante o ano todo, mas no final do ano a oferta pode surtir ainda mais efeito se a construtora estiver em busca de melhores resultados antes do ano acabar.

Bom momento do mercado

Além destes fatores que podem facilitar a compra no final de ano, a desaceleração na alta dos preços dos imóveis nos últimos meses também vem favorecendo a comercialização. No mês de outubro, a alta dos preços de imóveis medida pelo índice FipeZap foi a menor desde o início da série histórica em setembro de 2010. Nas regiões pesquisadas, que incluem sete capitais e o Distrito Federal, os preços subiram apenas 0,80% em média de setembro para outubro.

O professor da Politécnica da USP explica que o mercado esteve trabalhando até o primeiro semestre de 2011 com preços crescentes e agora a tendência é de acomodação. “No primeiro semestre de 2011 avaliamos que havia uma gordura especulativa nos preços. De lá para cá, os preços vêm se acomodando para baixo e eu considero que estejam adequados neste momento”, diz.

O diretor de marketing do Secovi avalia que o mercado imobiliário está entrando em uma fase melhor para os compradores. “Ainda estamos com um crescimento acima da inflação, mas a explosão que estava acontecendo nos preços está diminuindo e entra em uma parte da curva mais favorável”. Segundo ele, a partir de agora quem está procurando imóveis pode começar a encontrar melhores negócios, e a situação pode melhorar ainda mais no ano que vem.

Cuidados

Ainda que todos os fatores levantados indiquem que os compradores podem se beneficiar neste final de ano, é importante que a decisão da compra seja planejada. Grandes “saldões”, descontos, brindes e vendas diretas com as construtoras são jogadas de marketing que podem ser muito bem-vindas, mas não devem ser o fator norteador da compra.

Conforme Rocha Lima explica, a compra de um imóvel, em muitos casos, representa o gasto mais alto da família, por isso é preciso ter cautela. “Um imóvel não é uma mercadoria que você entra na loja e compra. É uma decisão lenta, que exige reflexão, exige um olhar de 20 anos para frente e, em um horizonte mais curto de tempo, exige um olhar sobre a estabilidade do emprego e a capacidade de pagamento”.

As eventuais promoções de final do ano e as valorizações mais modestas, portanto, não devem acelerar a compra. O processo costuma ser demorado e durar cerca de seis a sete meses, segundo o professor da Politécnica. Por isso, fechar o negócio em um mês apenas pela motivação da promoção pode não ser uma boa decisão.

Gambi também acrescenta que de fato algumas empresas, para demonstrar aos acionistas resultados, reforçam as vendas em períodos de mudança de trimestre, mas mesmo assim elas não são capazes de oferecer descontos tão altos. “Elas podem estar dispostas a abrir mão de um pequeno lucro, mas olhando os balanços das empresas de capital aberto, a maior parte das incorporadoras têm margem de lucro de 11%, 12%. Então, se elas oferecerem 12% de desconto, elas não ganham nada”, afirma.

Portanto, segundo o diretor do Secovi, muitas vezes descontos superiores a 12% podem ser impraticáveis e sinalizar que o imóvel tem algum tipo de problema que tem impedido sua venda.

Fonte: Exame.com (Por: Priscila Yazbek)

Conheça reformas que aumentam o valor de mercado do imóvel.

Uma reforma adequada pode não só atrair mais compradores, como aumentar o valor de mercado do imóvel

Não são apenas a localização, o tamanho e a infraestrutura que determinam o preço de um imóvel. Uma boa e adequada reforma é capaz tanto de atrair mais compradores como de fazer com que a propriedade ganhe valor do mercado.

 No entanto, é preciso saber exatamente o que fazer, pois uma obra equivocada pode ter o efeito inverso. Orçar a obra ajuda, uma vez que você terá ideia de quanto vai gastar para realizá-la.
“Já um avaliador imobiliário vai dizer quanto o seu imóvel poderá valer após a reforma, desse modo você calcula se terá lucro ou não”, explica a arquiteta Renata Molinari, de São Paulo.
Ela acrescenta, no entanto, que alguns tipos de intervenção quase sempre agradam, como trocar os revestimentos, fazer um projeto de iluminação adequado, redistribuir os ambientes ou reformar a fachada. Mas qualquer que seja a opção escolhida, ela recomenda investir em elementos neutros e lineares.
"Gosto é algo muito particular, está ligado a diversos fatores inconscientes, culturais, de formação, personalidade, então é recomendável evitar exageros e coisas muito chamativas", diz Renata.
Além da personalização excessiva dos ambientes, ela diz que os erros mais comuns na hora de reformar são a diminuição do número de banheiros ou a criação de áreas com pouca ventilação e iluminação natural. Mas se tiver que escolher um local para ampliar, a melhor alternativa sempre é a sala.
"Ela costuma ser o ambiente principal do imóvel, local de convívio entre moradores e visitantes. Aumentar sua área permite receber mais pessoas e proporciona maior sensação de bem estar e conforto. Criar suítes também traz maior privacidade à residência, sendo muito desejada pelas pessoas em geral", finaliza.

Fonte: Terra

 

É Natal de novo: idéias para sua decoração.

Árvores com enfeites inusitados, formatos e cores são opções de decoração

 Apesar de ser uma celebração tradicional, a decoração para o Natal não precisa ser igual todo ano. Separamos algumas árvores diferenciadas para inspirar você a inovar e surpreender seus convidados. Mas, para quem não quer fugir da tradição de cores, lindas árvores que abusam do verde, vermelho e dourado! 


Muitos itens de lazer podem não significar condomínio mais caro

Número total de apartamentos que rateiam os custos contribui para a redução da taxa.

Quem busca um novo apartamento encontra lançamentos que oferecem bem mais que uma área de lazer comum. Os novos condomínios são verdadeiros clubes, com inúmeras opções de esportes, cultura, saúde, festas, entre outros. Tantas opções encantam crianças e adultos, mas podem ser motivo de cautela para quem tem medo de uma taxa de condomínio alta.

De fato, quanto maior for a necessidade de o prédio manter a conservação de seus elevadores, bombas, piscinas e quadras, maiores serão os gastos dos condôminos. É preciso observar, porém, que existem outros fatores que exercem maior influência no valor do condomínio, como o número total de apartamentos que rateiam os custos, a forma de contratação de pessoal, o número de funcionários, entre outros.

Para compensar o aumento dos gastos comuns devido aos inúmeros itens de lazer, os lançamentos imobiliários mais recentes têm investido em condomínios compostos por duas ou mais torres, o que contribui para a redução da taxa.

A inclusão de itens de lazer, assim como sua decoração e mobiliário já são computados no valor do imóvel. O que o proprietário paga através da taxa condominal são os gastos com consumo (gás, água e energia), funcionários e manutenção.

Cerca de 48% das despesas mensais corresponde ao custo com o pagamento de funcionários. Pagamento de contas, como luz, água e energia equivalem a cerca de 25% do valor do condomínio. Para gastos com contratos de longo prazo, como manutenção do elevador, entre outros, gasta-se, em média, 15% do valor pago. Os 20% restantes são destinados a despesas bancárias, pequenas compras, despesas gerais, manutenções e reformas.

Assim, para reduzir o valor do condomínio, algumas medidas podem ser adotadas:

- Campanhas para uso racional de água e de energia elétrica;

- Análise periódica de despesas, principalmente folha de pagamento;

- Implantação de programas de redução de despesas condominiais;

- Checagem de todas as manutenções preventivas;

- Gestão eficaz de combate à inadimplência;

- Participação efetiva do condômino no dia-a-dia do condomínio.

Fonte: Imovelweb

 

Os 5 passos para alugar um imóvel

O que você precisa saber para escolher a melhor opção e garantir um bom negócio para o bolso e o dia a dia.

Quem pretende alugar um novo imóvel para morar deve fazer um planejamento minucioso para conseguir o melhor negócio, sem surpresas ou despesas de última hora. Confira a seguir, os 5 passos que irão te ajudar nesse processo:
 
1- Escolha a localização
 
O primeiro passo é delimitar as áreas de preferência em dois ou três bairros, para facilitar a pesquisa. Para isso é fundamental verificar as opções de acesso, transporte e serviços essenciais como supermercados, padarias, farmácias, academias e escolas próximas aos locais desejados.
 
2- Delimite a faixa de preço
 
Também é importante que o futuro inquilino defina uma faixa de preço de aluguel, incluindo os encargos como IPTU e condomínio, que está disposto a pagar. Roseli Hernandes, diretora comercial da Lello Imóveis, alerta que esse valor não pode comprometer mais do que 30% da renda líquida mensal do interessado. “Esse é o limite ideal para que o inquilino possa arcar tranquilamente com as despesas da locação durante os 30 meses de vigência do contrato”, afirma.
 
3- Pesquise
 
Quando tiver o valor definido, realize uma boa pesquisa, pois os valores podem variar bastante. “Há unidades de padrões similares numa mesma rua que possuem preços diferentes, dependendo do estado de conservação ou mesmo da proximidade com terminais de ônibus ou estações de metrô”, explica. 
 
4- Visite o local e vistorie o imóvel
 
O locatário deve visitar o imóvel antes de alugar e verificar se está tudo em ordem e caso seja necessário, negociar os reparos com o proprietário, através da imobiliária. Antes de assinar o contrato, a imobiliária deve providenciar uma vistoria inicial no imóvel, que descreve as condições do imóvel antes da locação. O inquilino deve também definir com a imobiliária qual garantia se enquadra ao seu perfil. Atualmente as garantias mais utilizadas são: fiador e seguro-fiança. 
 
5- Reúna a documentação
 
Por fim, o candidato a inquilino deve estar atento à documentação que precisará reunir para efetivar o contrato de locação. Caso seja trabalhador assalariado, serão necessários os três últimos holerites, carteira profissional com registro salarial e atualizações, RG, CPF e cópia do vínculo empregatício anterior. No caso de profissionais liberais é preciso apresentar comprovação de rendimentos compatível à locação.
 
Fonte: Imovelweb
 

 

saiba o que é:

Denúncia vazia

 
Direito concedido ao locador de propor o despejo do locatário sem qualquer justificativa. Rompimento de um contrato de locação feito pelo locador e despejo do inquilino sem necessidade de apresentar motivos para retomar o imóvel alugado. Aplica-se a contratos residenciais de 30 meses já vencidos ou descumpridos e também a locações que tenham mais de cinco anos consecutivos. Obriga o inquilino a desocupar o imóvel em até 30 dias.

Saiba o que é:

Averbação

Anotação feita pelo Cartório de Registro de imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel. Ou seja, se você comprou uma casa e fez alterações no projeto, precisa comunicar/registrar em cartório para que o seu imóvel possa também acompanhar a valorização.


Como alugar um imóvel sem precisar de fiador

Para o inqulino, é o fim do constrangimento; é mais segurança contra a inadimplência.

Uma grande dor de cabeça na hora de alugar um imóvel é conseguir um fiador. Quem pode, sempre apela para algum parente que tenha imóvel na cidade em que vai morar, por mais constrangedor que seja pedir esse favor, afinal, ninguém gosta de ser fiador, por conta da responsabilidade e do prejuízo que isso pode causar. Felizmente, o mercado evoluiu e as imobiliárias já aceitam outras formas de garantia como o seguro de fiança locatícia e o depósito caução em dinheiro. Confira:
 
Seguro de fiança locatícia
 
O seguro de fiança locatícia nada mais é do que uma apólice de seguro, que deve ser contratada pelo inquilino junto a uma seguradora. Além de garantir o pagamento do aluguel em caso de inadimplência, o seguro prevê, de forma opcional, a possibilidade de contratação de cobertura para os danos ao imóvel provocados pelo inquilino e a cobertura de despesas judiciais. Algumas seguradoras também possuem produtos que incluem coberturas para encargos como IPTU e despesas de condomínio, serviços emergenciais 24 horas, como chaveiro e conserto de eletrodomésticos, entre outros benefícios.
 
Para o inquilino, é o fim do constrangimento pela procura de um fiador. A desvantagem, porém, está no preço: o seguro-fiança custa, em média, 1,2 aluguel. No entanto, esse valor pode variar, de acordo com a análise de crédito feita pela seguradora.
 
Caução em dinheiro
 
Outra opção para alugar um imóvel sem o fiador é a caução em dinheiro, ou seja, o locatário deposita em caderneta de poupança o valor de três meses de aluguel. Ao final do contrato, se comprovado que o locatário cumpriu suas obrigações contratuais, o dinheiro é devolvido, corrigido. 
 
Para o locatário, uma das desvantagens é ter de dispor desse dinheiro no momento do contrato, mas pelo menos ele retira de volta no final do acordo. No caso do seguro-fiança, não há reembolso. 
 
Fonte: Imovelweb






Postagens populares