terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Pará é campeão em geração de empregos no Norte


O Pará teve, em 2011, o segundo maior saldo de criação de empregos formais em 20 anos. Segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), de janeiro a dezembro foram 366.721 admissões e 315.228 demissões, resultando em um saldo positivo de 51.493 vagas criadas . Esse número só é inferior ao de 2010, quando o saldo positivo foi de 54.446.
Com isso, o Pará foi o Estado da região Norte que mais gerou empregos em 2011, seguido do Amazonas com saldo positivo de 45.186 postos de trabalho; Rondônia com 11.781 postos; Tocantins com 8.419 ; Amapá com 7.256 ; Acre com 4.688 e Roraima com saldo positivo de 2.606 postos de trabalhos. O estudo com o balanço dos empregos formais gerados no Estado do Pará e demais Estados da Região Norte em 2011 foi elaborado e analisado pelo Dieese/PA com base em informações oficiais do Ministério do Trabalho, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), levando em consideração a nova metodologia adotada pelo Ministério que inclui registros entregues com atrasos e acertos.
Quase todos os setores econômicos do Estado apresentaram crescimento do emprego formal, a exceção ficou por conta do Setor Serviço de Indústria e Utilidade Pública que apresentou um pequeno recuo de 0,08% na geração de postos de trabalhos em relação a 2010.  O Setor da Construção Civil apresentou o melhor desempenho na geração de empregos formais com crescimento de 20,72%; seguido pelo Setor Extrativo Mineral com crescimento de 17,92%; o Setor Serviço cresceu 9,17%; o Setor Comércio gerou aumento de 9,86%; A Agropecuária cresceu  4,19% e Setor da Indústria de Transformação 3,39%.

O mês de dezembro foi o que apresentou o índice mais negativo do ano, foram 22.513 admissões contra 29.627 desligamentos. Um saldo negativo de 7.114 postos de trabalho formais. O Dieese estima que em 2012 o Pará deve continuar gerando postos de trabalho nas mesmas proporções que gerou em 2010 e 2011.
(DOL, com informações do Dieese)

Belém será sub-sede das Olimpíadas de 2016



No início da tarde de hoje (24) o secretário de Estado de Comuinicação Social, Ney Messias, publicou em seu perfil do Twitter a informação de que Belém teria sido escolhida como sub-sede das Olimpíadas de 2016.
Por volta de 13h45 o site do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 já havia noticiado o resultado do Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos. Foram consideradas aptas 172 instalações esportivas, entre elas quatro instalações estão localizadas em Belém.
Segundo o secretário, o Governador Simão Jatene divulgará a informação oficialmente no decorrer do dia de hoje.
AS ESCOLHIDAS
A lista das instalações pode ser consultada no site oficial Rio 2016.
As instalações selecionadas na cidade de Belém foram: Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar; Ginásio de Esportes do Estado do Pará; Piscina e tanque de salto do complexo aquático estadual; Pista e campo de atletismo do estádio Edgar Proença, o Mangueirão.
Na região Norte foram selecionadas apenas cinco instalações. Além das quatro situadas em Belém, a quinta é a Fundação Vila Olímpica Danilo Duarte de Mattos Areosa, situada em Manaus, no Amazonas.
A região Sudeste é a que concentra o maior número de instalações selecionadas - 100. Em seguida vêm as regiões Sul (45), Centro-Oeste (12) e Nordeste (10).
Segundo o presidente do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, "receber delegações Olímpicas e Paralímpicas dissemina a experiência dos Jogos para além do Rio e movimenta as cidades social e economicamente".
PROCESSO
As instalações selecionadas serão apresentadas a todos os Comitês Olímpicos Nacionais (CONs) e Comitês Paralímpicos Nacionais (CPNs) por meio de um guia online, que será lançado durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres, que serão realizados no segundo semestre de 2012.
O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos foi feito durante 12 meses e o objetivo foi identificar instalações em todo o país que atendessem aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Esportivas Internacionais.
A partir da seleção, cada instalação deverá negociar diretamente com os CONs e CPNs como os equipamentos serão utilizados pelas delegações. Foram selecionadas 98 instalações públicas (sendo 64 municipais, 19 estaduais e 15 federais) e 74 de propriedade privada.
(DOL, com informações do COB)

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sala de estar multifuncional em ambientes pequenos

Quando o espaço é restrito, a saída é construir um ambiente que sirva para descansar, receber e ver TV



A sala de estar é o cartão de visita da residência. Em um projeto amplo, é possivel criar várias salas e dar a elas funções dististas ou temas de decoração diferenciados, mas se a residência é pequena, o local pode ser multifuncional e servir ao mesmo tempo como área de descano no fim de um dia cansativo, para assistir a um bom filme ou receber os amigos.
O empresário Fábio Izar, da Fort House, orienta que a primeira coisa a fazer é descobrir o estilo e escolher as cores. “Uma parede branca dá amplitude e é facilmente combinada com móveis e elementos diversos. Se quer cores na parede, escolha tons versáteis como castanhos, beges, pretos e tome cuidado para que móveis e objetos estejam em harmonia, sem excesso de cores, o que pode poluir o ambiente. É possível ainda pintar apenas uma das paredes, usar papel de parede ou colocar adesivos”.
Para facilitar a escolha do mobiliário, é útil partir de um estilo - minimalista, hi-tech, rústico, contemporâneo ou moderno. O ambiente deve ser, acima de tudo, um reflexo de quem habita o espaço. Além da beleza, do design e da cor, a estrutura dos móveis precisa ser levada em consideração para que o ambiente seja confortável.
O sofá maior (de 3 ou mais lugares) não tem de ser igual aos sofás individuais, poltronas ou cadeiras. É possivel combiná-los também com pufes ou chaise-longues. Os enchimentos de espuma devem ser de alta resistência, para que não fiquem desfigurados em pouco tempo. O acabamento precisa ser de tecido resistente, fácil para manutenção.
As mesas, estantes e outros móveis devem ter tamanho adequado ao espaço, para não ficarem desproporcionais. É necessário cuidar para que o ambiente permita uma boa circulação das pessoas. As mesas não devem ser mais altas do que o assento do sofá, precisa ter um efeito horizontal linear.
Se for uma sala que precisará ter uma televisão, o móvel para o aparelho deve ser adquirido e pensado para todos os outros equipamentos hi-tech que lhe fazem companhia. Neste caso, pode-se ponderar um projeto em módulo definido, “Esses móveis valorizam e aproveitam melhor os espaços, não deixando áreas mal resolvidas, ou perdidas como se observa em projetos mais tradicionais, mas há também projetos com telas na parede, que nem aparentam ser uma televisão e aparelhos discretos”, diz Izar.
Para compor o ambiente, não pode faltar os tapetes, a iluminação, que cria o efeito desejado na sala de estar a qualquer hora do dia ou da noite, almofadas, mantas, cortinas ou painéis e objetos de decoração variados. Peças únicas e pessoais dão um toque diferenciado a sala de estar. Taças e jarras em vidro ou porcelana, quadros, estatuetas, peças de arte, plantas, baús, entre outras dão personalidade ao ambiente, mas cuidado para não encher demais o espaço e deixá-lo sobrecarregado.

Fonte> Imovelweb

Das passarelas para a sua casa: o laranja na decoração

Depois de reinar nas passarelas de moda, a cor laranja é a grande aposta na decoração de interiores.



Muitas são as tendências que vêm da moda e invadem a decoração da casa. Este ano, a 1ª tendência a migrar das passarelas é a cor laranja, considerada a cor da vez nas semanas de moda internacional e a grande aposta na decoração de interiores da temporada.
Considerada uma cor quente, alegre e forte, pode ser muito bem aproveitada em escritórios, pois tem a tendência de estimular ideias e é muito compatível com a cozinha, pois estimula o apetite.
Para incluir a cor na sua casa sem ter que mudar tudo, a opção mais prática é colocá-la nos detalhes e acessórios. A tonalidade pode ser utilizada para pintar a parede, em almofadas, tapeçarias, lustres, em uma capa para o sofá, ou até mesmo em peças estratégicas do mobiliário, como poltronas e cadeiras.
Vale lembrar que não é necessário, e até pouco indicado, que todos os móveis sejam da mesma cor. A variação de cores é o que torna o ambiente interessante.
Importante também os cuidados com o exagero, já que o excesso do laranja pode cansar ou deixar o ambiente estressante. Pequenas modificações podem transformar qualquer cômodo, aproveitando as novas tendências e ideias para a nova estação, sem, necessariamente, alterar todo o ambiente. Pequenos detalhes fazem toda a diferença.
 
Fonte: Imovelweb

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mulheres conquistam mercado imobiliário

Carisma e facilidade de se comunicar são características que contribuem para o sucesso das mulheres no setor


A atuação das mulheres no mercado imobiliário brasileiro tem sido destaque em muitas regiões. Apesar de, por enquanto, não haver nenhuma pesquisa sobre o assunto, é certo que qualidades singulares incrementam e ajudam o setor no fechamento de novos negócios. A lista de qualidades é grande e o atual cenário do mercado imobiliário evidencia este crescimento.

Na empresa de consultoria imobiliária de Ronaldo Antico Nunes, de Taubaté, as mulheres predominam: dos seis funcionários que fazem parte da empresa, quatro são mulheres. “Damos preferência as mulheres pelo destaque que ocupam no mercado, além da pró-atividade e seriedade que passam”, diz Nunes.
O empresário destaca o carisma feminino e a facilidade que elas possuem para se expressarem com os clientes. “Elas se esforçam mais no trabalho”, elogia Nunes.
Já em outra imobiliária em Pindamonhangaba, José Ersias é o único homem entre 17 mulheres. Ele brinca e diz que trabalhar entre tantas mulheres “é um sacrifício”. No entanto, destaca o ambiente de profissionalismo, respeito e colaboração.
Para a Corretora de Lançamentos, Juliana Beggiato, as mulheres possuem um faro mais apurado no tratamento com clientes. “Os clientes recebem um tratamento diferente”, diz a corretora.
Simone Costa Gonçalves, Supervisora de Vendas, destaca a versatilidade das mulheres em atender diversos públicos. “Quando atendemos outra mulher, por exemplo, nós conseguimos entender o que ela quer. Dúvidas como: Por que a cozinha tem que ser um pouco maior? Com esse conhecimento nós ajudamos nossos construtores a elaborar uma planta que seja funcional tanto para os homens quanto para as mulheres”, completa.
Para Frederico Marcondes César, Presidente do Secovi – Vale do Paraíba (Sindicato da Habitação), a ocupação feminina no mercado imobiliário pode ser a atribuída a procura de ambas as partes. Tanto das empresas, como das mulheres. “Elas estão ocupando espaço, primeiro, pelas experiências positivas dentro das empresas e, segundo, são atraídas pelos bons salários oferecidos”, comenta.
Segundo César, os cargos ocupados não se restringem apenas aos administrativos, mas também em canteiros de obras na construção civil. “Nos canteiros de obras temos arquitetas e engenheiras responsáveis pelo andamento dos trabalhos, instaladoras prediais e motoristas”, diz.
Para o também empresário do mercado imobiliário, as mulheres são mais focadas no serviço e menos negligentes. “Elas tendem a ter uma postura mais honesta dependendo da área onde atuam como, por exemplo, em serviços administrativos e na tesouraria”, completa.


Fonte:
Valelar

Brasil é o 2º melhor país para se investir em imóvel comercial

Mercado imobiliário brasileiro oferece grande oportunidade de valorização para investimentos em dólares



Os Estados Unidos continuarão sendo a primeira escolha da maioria dos investidores do setor de imóveis comerciais em 2012, mas o país perdeu espaço para o Brasil, que se tornou o número dois, segundo pesquisa divulgada ontem, 1º de janeiro, pela Afire (sigla em inglês para Associação de Investidores Estrangeiros em Imóveis).
De acordo com a vigésima pesquisa anual dos membros da Associação, São Paulo saltou da vigésima sexta melhor cidade para investir em imóveis no ano passado para a quarta em 2012. Os imóveis comerciais no Brasil, com sua economia efervescente e seu ambiente mais seguro de investimentos se tornaram um ponto chamativo para investidores globais.
Os EUA perderam espaço para o Brasil, com 18,6% dos entrevistados afirmando que o mercado imobiliário brasileiro oferece a melhor oportunidade de valorização para seus investimentos em dólares. Isso representa uma alta de 14,2 pontos percentuais, levando o Brasil da quarta para a segunda posição e fazendo a China cair para o terceiro lugar, mostrou a pesquisa.
Embora os EUA sejam a opção mais estável e segura em imóveis comerciais, investidores afirmaram que um aumento dos aluguéis e o crescimento da taxa de ocupação, assim como o fato de um imposto de 1980 sobre investimentos estrangeiros ter sido evitado, terão impacto mais significativo sobre suas decisões, diz a pesquisa.
A pesquisa destaca que os Estados Unidos ainda são muito almejados e foram o segundo país, depois do Reino Unido, a atrair mais investimentos estrangeiros em 2011, segundo dados preliminares da Real Capital Analytics. "O ponto baixo é que o país não promete muita valorização de capital, pois os maiores mercados já estão com preços altos", disse o presidente-executivo da Afire, James Fetgatter.
"Mas de nenhuma forma o Brasil substituirá os EUA, pelo menos não em um futuro previsível. O Brasil é considerado agora um lugar mais seguro para investir, onde você pode ter capital valorizado a um bom rendimento".
Os participantes da pesquisa da Afire detêm mais de US$ 874 bilhões em imóveis no mundo, incluindo US$ 338 bilhões nos EUA. Cerca de 42,2% dos entrevistados pela pesquisa afirmaram que os EUA oferecerão a melhor oportunidade de investimento em 2012, uma queda em relação aos 64,7% registrados na pesquisa do ano passado.

Fonte: Reuters

Organize as contas e realize o sonho da casa própria

Se você quer um imóvel pra chamar de seu, mas as contas não fecham, talvez falte apenas educação financeira



Imóvel é o bem mais caro que a maioria das pessoas adquire em toda vida. Não é pra menos que o sonho da casa própria de muita gente acaba esbarrando justamente na questão financeira. Se você é um dos brasileiros que não vê a hora de ter um imóvel pra chamar de seu, mas não consegue fazer a conta fechar com essa dívida, há boas notícias: talvez o que falte para você seja, simplesmente, educação financeira.
“É muito comum clientes que nunca conseguiram realizar uma poupança alcançarem o sonho de adquirir o primeiro imóvel, por meio da educação financeira. Esse sistema possibilita que a pessoa conheça o potencial do salário ou renda”, diz Leandro Palmeira, diretor da Give Imóveis.
O primeiro passo para organizar as contas é saber exatamente quanto entra e quanto sai todo mês, em outras palavras: controlar gastos e rendimentos, inclusive aqueles informais. “Muitos clientes não regularizam pequenas dívidas ou restrições por falta de informação. Além disso, é muito comum deixarem de pagar em dia suas contas por falta de controle e não por falta de recursos. Estes pequenos atrasos prejudicam o cliente em uma análise de crédito”, explica Leandro.
Depois desse levantamento, é possível analisar o potencial de compra e limite de crédito: descontando todos os gastos fixos e reservas para despesas emergenciais, quanto sobra no final do mês? Há dívidas que podem ser quitadas em curto prazo para dar mais folga no orçamento?
Chega a hora, então, de analisar as possibilidades, dentro do seu limite de crédito, e planejar os passos rumo à casa própria. Se você paga aluguel e a folga financeira ao final do mês é pequena, por exemplo, talvez a melhor opção para você seja financiar um imóvel usado ou pronto para morar, pagando o maior valor de entrada possível. Nesse caso, avalie a possibilidade de utilizar o FGTS, ou então proteje quanto tempo você levará para poupar o valor que precisa para dar como entrada, considerando que não se deve comprometer mais do que 30% da renda com as prestações do imóvel.
Planejamento feito, é preciso ter disciplina para manter os gastos sob controle e poupar o que for necessário.
Fonte: Imovelweb

Qual o futuro do financiamento imobiliário

No futuro, além do FGTS e da poupança, utilizaremos recursos de outras fontes para financiar a compra da casa



Celso Petrucci*
Segundo estimativas, encerraremos 2011 com o volume próximo a 1,3 milhão de operações de financiamentos, das quais 760 mil com recursos do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e 540 mil oriundas dos recursos da caderneta de poupança. Porém, a dúvida permanece: continuaremos crescendo ou atingimos o limite possível de operações?
A Caixa Econômica Federal deverá responder por algo entre 950 mil e 1 milhão das operações de crédito imobiliário, mas terá condições e capacidade operacional para suportar esses investimentos? Deve-se esclarecer que esta capacidade, assim como a dos demais agentes financeiros, é um dos lados da moeda. O outro lado é a exaustão ou não de outros recursos.
O FGTS continuará com saúde financeira para orçamentos crescentes, pois tem acumulado, nos últimos anos, arrecadação líquida (depósitos/saques). Isso é fácil de entender: o País permanece gerando empregos formais e a tendência para os próximos anos é positiva, apesar de amenizada por um PIB (Produto Interno Bruto) menos vigoroso.
As duas outras “fontes” de recursos do Fundo são a receita financeira – hoje, o FGTS tem mais de R$ 100 bilhões em títulos –, e o retorno dos financiamentos concedidos, com níveis de inadimplência baixíssimos, nunca antes visitados.
A Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança), por sua vez, estima que em 2013 os recursos da poupança não suportarão uma expansão do crédito imobiliário em níveis de 30% a 40% ao ano, pois seus depósitos têm crescido de 15% a 20% ao ano.
Qual o cenário, então? A caderneta de poupança passaria a financiar contando com o seu retorno – as amortizações dos financiamentos concedidos –, e com sua arrecadação líquida – depósitos, saques e atualização monetária.
Existe um “colchão”, tema pouco divulgado, que é o encaixe obrigatório, ou compulsório, que mantém 30% dos recursos da poupança nos cofres do Banco Central. Não podemos esquecer que no último dia 31 de outubro, a poupança do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) acumulava R$ 325 bilhões. Ou seja, o governo pode, ou deve, quando chegar o limite suportável dos recursos, liberar o compulsório gradativamente, a fim de não conter o crescimento do crédito imobiliário.
E apesar de polêmico, à primeira vista, temos de iniciar os debates quanto à possibilidade de adotarmos a taxa variável nos financiamentos imobiliários, prática comum no restante do mundo. É certo que haverá resistência no mercado, assim como ocorreu quando a Tabela Price foi extinta como sistema de amortização, atitude que elevou a prestação inicial do financiamento e a renda familiar em até 30%. Naquele momento, chegamos a cogitar o “sepultamento” dos financiamentos imobiliários. Entretanto, ao contrário do que imaginávamos, houve o fortalecimento da saúde do SFH (Sistema Financeiro Habitacional) em virtude da adoção do SAC (Sistema de Amortização Constante), que permite ao comprador ver suas parcelas decrescerem durante o pagamento.
Diante dessas possibilidades, concluo que em um futuro próximo poderemos conviver com financiamentos do FGTS, a taxas de juros entre 4,5% a 8,16%; com recursos da caderneta de poupança, com taxa média entre 9,5% e 10,5% ao ano; e uso de recursos oriundos de outras fontes, repassados aos índices do IPCA ou IGP-M + x% ao ano, por exemplo. Nesse último caso, inclusive, o governo federal poderia estudar a redução do pagamento dos juros anuais do financiamento na base de cálculo do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física), como forma de incentivo ao comprador.
Porém, o que nos resta, neste momento, é acreditar que teremos um novo ano repleto de boas noticias, pois o País comprovou que o fortalecimento do crédito imobiliário solidifica a economia e o desenvolvimento socioeconômico de uma Nação.
*Celso Petrucci é economista-chefe do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) e diretor executivo da vice-presidência de Incorporação e Terrenos Urbanos da entidade.
 
Fonte: Imovelweb

Saiba como proteger seu condomínio da dengue

Em época de chuvas, é importante reforçar medidas preventivas para evitar proliferação do mosquito


Com a chegada do verão e das chuvas, aumenta a incidência de doenças que proliferam com as enchentes, entre elas, a dengue. Nessa época, é importante reforçar com os síndicos a necessidade de orientar moradores sobre as medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.
Em linhas gerais, deve-se evitar o acúmulo de água parada. Ralos externos, canaletas para drenagem da água da chuva e fossos de elevador podem ser potenciais criadouros do mosquito, então confira as dicas e faça a sua parte para prevenir a doença:
Vasos
Quem tem vasos ou jardim em casa, na varanda do apartamento ou nas áreas comuns do condomínio deve tomar cuidado com o acúmulo de água limpa, que propicia a proliferação do mosquito causador da dengue. É preciso remover a água dos pratos dos vasos e evitar que o excesso de água fique exposto, colocando areia nos recipientes. Em vasos com flores naturais cortadas, troque semanalmente a água e esfregue as laterais.
Plantas
Espécies muito usadas em jardins, as bromélias têm suas folhas dispostas em formato de roseta, o que favorece o acúmulo de água, que é absorvida lentamente pela planta. Portanto, sempre que for regá-las, lembre-se de derramar a água represada em seu centro. Algumas espécies de helicônias também acumulam água. Se tiver alguma delas no jardim, redobre a atenção na época de chuvas.
Piscinas
As piscinas precisam ser tratadas adequadamente com cloro o ano todo. Nos períodos em que que são usadas eventualmente, o mais indicado é reduzir o volume de água o máximo possível e aplicar, semanalmente, cloro na dosagem adequada a esse volume de água. A borda também necessita de limpeza semanal.
Elevador
O fosso de elevador geralmente acumula água e por isso precisa ser verificado semanalmente. Caso exista acúmulo de água, é preciso providenciar o escoamento por bombeamento.
Ralos e canaletas
Nos ralos externos e canaletas, deve-se usar tela de nylon (trama de um milímetro) ou colocar duas colheres de sopa de sal semanalmente para evitar possíveis focos do mosquito.
Lajes, calhas e marquuises
Nas lajes, calhas e marquises, deve-se manter o escoamento de água desobstruído, eliminando eventuais poças após cada chuva.
Vasos sanitários
Outro item que não pode ser esquecido são os vasos sanitários das áreas comuns do condomínio. Aqueles que são não usados com frequência devem ficar tampados e a descarga deve ser acionada semanalmente. Caso não possuam tampa, é preciso vedá-lo com saco plástico e fita adesiva.
É importante, ainda, não deixar acumular entulho, tampar caixas d’água, virar a boca de latas e garrafas para baixo, verificar pneus, brinquedos do playground e objetos para reciclagem de forma a não acumularem água e trocar a água das fontes toda semana, com a ajuda de uma bomba.
Cada condomínio deve ter uma pessoa responsável por verificar a existência de possíveis focos. Isso deve ser feito semanalmente, para impedir que ovos se transformem em larvas e mosquitos.
Quem for viajar ou se ausentar de sua residência por um período maior deve adotar os cuidados recomendados antes de sair de casa e também checar as condições do local onde ficará hospedado, eliminando imediatamente potenciais focos da doença.
 
Fonte: Imovelweb

25 maneiras de decorar com tinta

Confira ideias para renovar a casa mudando a cor de objetos, móveis, paredes, portas e janelas



Atualize o interior e o exterior da sua casa com uma nova pintura. Traga energia e otimismo, crie uma atmosfera calma e relaxante e renove os móveis antigos com novas cores e acabamentos. Confira como:

Interiores
1- Crie um espaço mais íntimo pintando o teto com uma cor mais escura. Isso dará a ilusão de um teto mais baixo.
2- Suavize um ângulo estranho de uma parede pintando todo o ambiente com uma única cor.
3- Para um efeito moderno, tente pintar as paredes e os acabamentos da mesma cor. Utilize uma tinta fosca nas paredes e uma semi-brilho nos arremates.
4- Faça um espaço pequeno parecer maior e mais arejado pintando o teto de branco ou com uma cor mais clara que a utilizada nas paredes.
Exteriores
5- Pinte a porta de entrada com uma cor que se destaque em relação ao restante da casa. Tente um azul histórico ou um vermelho-rubi, cores que você não vê todos os dias.
6- O exterior da casa tem um papel importante em como o mundo, ou pelo menos os vizinhos, veem você. Então, renove a pintura a cada três ou seis meses, para que ela nunca fique com aparência muito desgastada.
7- Se você quer revigorar a sua casa sem ter que pintar toda a fachada, renove os acabamentos. Branco e cores neutras, dependendo da cor da casa, podem facilmente modernizar a aparência.
8- Persianas e balaustres são os lugares perfeitos para colocar suas cores favoritas e decorar usando tinta.
Cores
9- Se você realmente quer definir a atmosfera em um ambiente, use tons de tinta diferentes para trazer energia ou calma, calor ou frescor.
10- Roxos acinzentados, verdes queimados e vermelhos envernizados refletem um classicismo feminino, inspirado por bordados, apliques e móveis antigos, que estão de volta em grande estilo.
11- Combine imagens de natureza com tons de verde-azulado, ameixa e argila.
12- Se você tem muita madeira escura na mobília, adicione uma influência exótica, pintando as paredes com um azul ou roxo profundos.
13- Expressar sua individualidade na escolha das cores pode resultar em combinações mais inesperadas de estilo e design.
14- Se você é tímido em relação ao uso de cor, pinte todas as paredes de branco. A ausência de cor é tão eficaz quanto a presença dela.
15- Use uma variedade de tons neutros e divirta-se misturando várias texturas nos ambientes para deixar as coisas interessantes.

16- Ao escolher uma cor forte, tenha certeza de que ela combina com todo o esquema de cores do ambiente.
Efeitos
17- Efeitos de pintura como estêncil e textura despertam interesse e surpresa. Pense nesses efeitos como uma obra de arte sem moldura enfeitando suas paredes.
18- Use listras claras texturizadas para criar um sofisticado visual francês, especialmente se você utilizar tons de azul, amarelo ou branco. Essa é uma técnica sutil para adicionar textura e brilho a um cômodo.
19- Crie um mural divertido no teto, como nuvens ou céu à noite. É uma ótima maneira de decorar o quarto das crianças.
20- Afresco é uma técnica de pintura ótima, que ajuda a esconder imperfeições na superfície da parede. Ela resulta em um visual suave e mosqueado que adiciona profundidade às paredes.
21- Adicione cor às paredes neutras, selecionando uma área na parede ou no teto e pintando-a com uma cor diferente e contrastante à cor principal. Essa técnica é conhecida como colour blocking.
Detalhes e acessórios
22- Apresente uma parede ao final de um corredor pintando-a com uma cor contrastante e dramática, que servirá para trazê-la visualmente à frente.
23- Dê vida nova a cadeiras, gavetas, cômodas, mesas e escrivaninhas com novas cores ou nova camada de tinta. Você ficará surpreso como aquela cadeira velha e feia se transformará, rapidamente, em sua nova peça favorita.
24- Entre em contato com o Pollock que existe dentro de você aplicando e espalhando gotas de tinta em um objeto ou móvel. Certifique-se de que o objeto seja pintado com uma cor sólida, de preferencia preto ou branco, antes de começar a jogar tinta nele.
25- Destaque a cozinha pintando-a com uma cor forte. Pinte a parede atrás da pia ou os armários com uma cor que você adora (e possa conviver).
 
Fonte: Imovelweb

 

Como escolher o tapete ideal para a sua casa

Confira dicas que irão te ajudar a escolher o tapete que combina com você e com o resto da decoração.


 
Na decoração, o tapete é o toque final. Com ele, o ambiente, é como se o ambiente ficasse, enfim, completo. É preciso, porém, escolhê-lo bem, levando em consideração a praticidade, o material a ser usado e a cor. Confira as dicas da designer de interiores Ana Raquel Oliveira, dê uma olhada na galeria de imagens que selecionamos pra te inspirar e escolha o seu:
Qual o tapete mais adequado levando em conta os diferentes ambientes?
Os tapetes de nylon são ideais para sala, home e quarto, já que são bem confortáveis e deixam o ambiente bem aconchegante. Além disso, possuem cores e tamanhos variados, o que facilita a escolha.
E os felpudos?
Estes são para os ambientes que nos transmitem total conforto; então, podemos usá-los nos quartos e nos homes.
Como os formatos e tamanhos influenciam?
Os mais retos e lisos são para aqueles que complementam o ambiente, enquanto os que têm formas e tamanhos mais ousados são para quando o tapete exerce função de destaque. É preciso saber o objetivo para então escolher o modelo.
Quando optar pelo liso e estampado?
Quando os objetos, quadros e cores do espaço são ousados, o mais indicado é escolher um tapete sóbrio ou monocromático, de forma que a leitura visual do ambiente fique mais suave. Já quando optamos por uma decoração mais limpa, usando pouca cor, aí podemos escolher um que se destaque mais, com estampas ou listras.
E como escolher o material?
Os tapetes de couro de boi ficam bem em todos os ambientes: são modernos, de fácil manutenção, e por isso são hoje muito usados. Os de sisal, por sua vez, são opção para casas de campo e de praia. É um tapete com um bom custo-benefício, uma vez que, além dos bons preços, tem boa durabilidade e é fácil de limpar.
Como o tapete deve dialogar com o restante da decoração?
De maneira muito cuidadosa, devemos fazer com que o tapete faça um casamento perfeito com todo o entorno. É preciso levar em consideração cores, tamanho e formato. Em relação ao tamanho, por exemplo, o tapete deve sempre fazer todo o contorno dos móveis e nunca ficar menor, caso contrário fica a sensação de que o produto era de tamanho aquém do ideal para o ambiente.
Fonte: Imovelweb

Postagens populares