quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Vai chover! Inspecione a casa e evite transtornos

É indispensável rever consertos emergenciais e inspecionar telhados e demais pontos sujeitos a infiltrações.


Todo ano, a situação se repete: chega a temporada das chuvas, as infiltrações e vazamentos aparecem, e consertos emergenciais são feitos, com a séria intenção de resolver em definitivo quando abril chegar. Mas, passado o aguaceiro, o problema cai no esquecimento. Só nos lembramos quando as chuvas retornam e percebemos que está vencido o prazo de validade do conserto emergencial.

Embora já tenha passado o período recomendado para consertos do gênero - abril a setembro, quando as chuvas são escassas e não interferem com o trabalho, ainda é possível prevenir transtornos para a família, além da deterioração do imóvel.

Para uma casa que não passa por manutenção, é de dez anos a média de tempo para esses tipos de problemas surgirem. Ideal, mesmo, é a manutenção periódica, pois prevenir custa infinitamente menos do que remediar, conforme alerta Vicente Parisotto Jr., gerente técnico da Mactra – empresa especializada em soluções para a construção civil.

O especialista recomenda fazer uma inspeção e, se forem encontrados problemas, resolvê-los imediatamente, antes que os temporais impeçam. As recomendações:

Fazer uma revisão no telhado. Verificar se há telhas quebradas, trincadas ou fora do lugar.

Limpar as calhas e os rufos.

Impermeabilizar lajes de cobertura e terraços expostos à ação das chuvas.

Para casas ou apartamentos no andar térreo: verificar se há infiltração vinda do solo. O gerente técnico da Mactra recomenda fazer drenagem ou captação de água por fora da casa, rente às paredes, e só depois, a impermeabilização.

Limpar os ralos.

Vedar portas e janelas com material apropriado.

Verificar os revestimentos de fachada, para evitar infiltrações e descolamento dos materiais.

Desobstruir o sistema de coleta e escoamento da água da chuva.

Colocar grades sobre as entradas do sistema de escoamento da água para evitar que folhas ou lixo sejam levados para o interior da tubulação, causando entupimentos.

Manter limpo e desimpedido o caminho das águas.

Ao verificar que a boca de lobo da rua está obstruída, comunicar o fato às autoridades responsáveis.


Fonte: Imovelweb

Postagens populares