quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Banco Mundial avalia projetos do Pará Rural

Foi positivo o saldo das avaliações feitas pelo Banco Mundial sobre os Projetos de Investimento Produtivos do Núcleo de Gerenciamento Pará Rural. Chamados de Componente “A”, os projetos de investimento na agricultura familiar estão presentes em 30 municípios do Estado beneficiando mais de duas mil famílias diretamente e foram avaliados durante a última semana por membros do Bird.
Com o avanço do programa desde maio, quando aconteceu a última visita da comitiva de avaliação do Banco Mundial, investidor do Programa, o Pará Rural atingiu o quantitativo de 82 propostas, perfazendo um valor total estimado de R$ 42,8 milhões, em fases de elaboração, aprovação e execução. Somente este ano, além dos 43 PIP’s aprovados, incluindo os 14 Pilotos, 10 PIP’s foram deferidos pelo comitê gestor, com investimentos de R$ 7.658.028,00, beneficiando 984 famílias. Em dezembro haverá mais uma reunião do comitê para avaliação de novos projetos de investimento, aumentando o leque de atendimento à agricultura familiar.
Entre os destaques das ações do programa há a utilização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) como elemento indispensável no processo de aquisição de licenças ambientais e condicionante para a realização do contrato de empréstimo com o Banpará. A missão observou com satisfação o PIP no município de Igarapé-Açu, que atende 60 famílias nas atividades de horticultura, avicultura e Sistemas Agroflorestais. No município, o Projeto de Desenvolvimento Municipal é um instrumento efetivo de formação de parcerias entre instituições municipais e estaduais, além de associações de produtores e sindicatos em torno da agricultura familiar e seu fortalecimento.
Segundo Sidney Rosa, secretário especial de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, a Sedip considera reforçar a parceira com a Emater para a execução do Projeto, a fim de complementar as outras formas de assistência técnica já usadas pelo Pará Rural em todos os municípios do Pará. (Ag. Pará)

Postagens populares