quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Conquistar moradia sustentável começa por mudar hábitos

O investimento em conforto e economia trará melhor resultado quando acompanhado de novas atitudes.



"Vanessa Karine Trad Baraúna*

Se você é o tipo de pessoa que tem consciência ambiental e está pensando seriamente em contratar um arquiteto para tornar sua casa ecologicamente correta, não esqueça de que é necessário, antes de tudo, repensar sobre suas necessidades e hábitos cotidianos. Comecemos pelo ponto zero: utilizar água e energia elétrica de forma consciente, reciclar o lixo e reaproveitar materiais é a forma mais simples de ingressar no planeta sustentável.

O processo construtivo de uma residência verde consta inicialmente com um redutor residual, que é o maior vilão da construção civil. As escolhas dos materiais devem ser pensadas para que se utilizem produtos com menor impacto ambiental e claro, economicamente viável ao morador, permitindo uma fácil manutenção.

Muitos fatores englobam a construção sustentável: a iluminação natural, por exemplo, deve ser um item muito bem analisado. Quanto mais luz natural na residência, menor será o uso da energia elétrica e para evitar que o interior aqueça demais, é possível apostar em películas para os vidros das fachadas.

Os equipamentos que captam a energia solar e transformam em energia elétrica já estão com preços mais viáveis no mercado. Os novos eletrodomésticos, que trazem o selo Procel, apresentam alta eficiência energética e fazem diferença na conta de luz. Além de fazer um bem ao planeta, você faz um bem ao próprio bolso.

O uso racional da água, a reciclagem e o reaproveitamento das águas pluviais proporcionam uma enorme economia de dinheiro e de recurso, tão escasso. Existem inúmeras maneiras de reciclar e reaproveitar, porém requer um projeto minucioso para cada situação. Opte então por soluções simples como torneiras temporizadas e caixas acopladas nos vasos sanitários.

Existem hoje no mercado inúmeros produtos certificados, de baixo impacto ambiental, e milhares de alternativas sustentáveis, mas o importante é entender que a casa sustentável, além de ser ecologicamente correta, tem o papel de oferecer ao usuário um maior conforto ambiental e funcional, proporcionando ao usuário melhores condições físicas e mentais a cada dia. O contato com a natureza é importante e se podemos tê-la dentro de casa, porque não aproveitar?


*Vanessa Karine Trad Baraúna é designer de interiores: www.vanessatrad.com.br

Postagens populares