quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Bom senso é a chave para boa convivência em condomínios

Colaboração e comunicação entre moradores evitariam agravamento de problemas simples.



Vazamentos de um apartamento para outro e problemas em relação a vagas no estacionamento estão entre os conflitos mais complexos que, se houvesse colaboração e comunicação entre os moradores dos condomínios, poderiam ser resolvidos facilmente. "Hoje, as pessoas têm conversado menos, e buscado, muitas vezes, o judiciário, em vez de recorrer a vias mais amistosas", diz Julio Herold, gerente regional da Auxiliadora Predial de São Paulo, imobiliária que tem que assumir com freqüência o papel de pacificadora de conflitos.

Queixas da falta de higiene no condomínio geralmente geram conflitos de menor complexidade, então as providências são tomadas mais rapidamente. "Se quando surgisse um problema, os condôminos permitissem a verificação para reparo, seria mais simples de se chegar a um acordo", comenta Herold.

Segundo a psicóloga Erica Brandt, toda a sociedade vivencia um tempo que requer maior compromisso com o bem comum favorecendo uma consciência de responsabilidade em pacificar os espíritos, pois onde não há ódio, não há guerra. "A cada ano, presenciamos um aumento de atitudes agressivas entre as pessoas. São palavras e gestos que denunciam um estado de consciência alterado sem se importar com as consequências de tais atos desumanos", comenta a profissional. Nesse contexto, por muito pouco as brigas se tornam frequentes.

As assembleias de condomínios são um recurso dos moradores para, nos debates, manterem uma relação transparente e honesta a fim de amenizar os conflitos. Além delas, Julio Herold destaca o bom senso das pessoas como principal fonte de harmonia nos espaços comuns. Se necessário, diz o gestor, a imobiliária administradora tem condições de auxiliar, intermediando os problemas e orientando o síndico e os condôminos para as melhores soluções, tendo como apoio a própria Convenção do Condomínio.

Fonte: Imovelweb

Postagens populares